quinta-feira, 10 de outubro de 2019


O IAESM NA SUA RELAÇÃO COM A COMUNIDADE

O convite da Câmara Municipal de Barcelos e do IPCA, o IAESM esteve representado pela Secretária e pela Professora de Pintura, na abertura da exposição comemorativa dos vinte e cinco anos daquela Instituição de Ensino (IPCA), sobre Maria Keil, organizada pela sua Escola Superior de Design em parceria com o Município.
Maria Keil foi uma artista multifacetada, com uma vasta obra que vai da ilustração, pintura, azulejaria, artes gráficas, tapeçaria, decoração, mobiliário, figurinos, cenários, etc. 
Nasceu em Silves em Agosto de 1914, e faleceu em 2012, em Lisboa, com 97 anos.
A sua primeira exposição aconteceu em 1939, em Lisboa. 
Mas durante a sua longa vida participou em várias exposições colectivas e individuais com obras nas diversas formas artística que adoptou.
A apresentação da artista foi feita pelo seu filho, o arquitecto Francisco Pires Keil Amaral, que nos contou que Maria Keil, aconselhada por um professor liceal, com 16 anos foi para Lisboa para frequentar a Escola Superior de Belas Artes. Apaixonou-se por um colega e aos 18 anos casou. Aos 20 teve o seu filho Francisco. Nunca chegou a completar o seu curso de pintura. 
Em 1980 ganhou uma bolsa de estudos da Fundação Calouste Gulbenkian e viajou por vários países europeus para estudar ilustração de livros infantis, conhecimento que usou no regresso para ministrar um curso de ilustração infantil a jovens artistas, que enveredaram por esse ramo artístico.
Com 95 anos ainda ilustrou um livro de Matilde Rosa Araújo.
09/10/2019

Sem comentários: