sexta-feira, 26 de junho de 2026

 

TEXTO LIDO NA FESTA DO TRIGÉSIMO ANIVERSÁRIO DO IAESM  

pela nossa fundadora prof. Carmélia Ribeiro    

   

     Exm. Senhor Presicente

    Exmos Senhores Professores do I.A.E.S.M.

    Amigas, Amigos


      Faz hoje 30 ANOS, que no dia 29 de novembro de 1995, numa manhã de sol, um grupo de amigas e amigos se juntaram em Esposende, na Conservatória do Registo Civil, para assinarem a Escritura da Fundação do instituto Autodidata de Estudos Superiores do Minho.
    Éramos um grupo pequeno, mas grande na força, constituído por António Oliveira, Alcinda da Conceição Barbosa, Anabela de Lourdes Pinho da Silva, Ana Maria Rodrigues, Eufémia Gonçalves, Maria Amélia Areias, Maria Avelina Fontainhas Cunha, Maria Beatriz Martins, Maria Carmélia Ribeiro, Maria Deolinda Perestrelo, Maria das Dores Quinta e Costa, Maria Emília Carvalho Milhazes, Maria Ermelinda Areias, Maria Hortense Figueiredo, Maria José Marinho, Maria Júlia Rodrigues, Maria Lucília Torres, Maria Manuela Soares, Maria Olívia Vilaça, Maria Teresa Costa, Palmira Casanova e Daniel da Silva (Frei Miguel de Negreiros).
    Fizemos a nossa festa…
    De tarde demos cumprimentos à Eleição da Comissão Instaladora, nomeando o associado António Oliveira para Presidente do I.A.E.S.M., que verificou estarem presentes 22 sócios.
    Em dezembro, desse mesmo ano, 1995. No Auditório do Museu de Olaria, com a presença do representante da Câmara Municipal, Dr. Sebastião Matos, que presidiu à sessão, o Presidente da Assembleia Municipal, Dr. José Costa Araújo, o Presidente da Assembleia Geral do I.A.E.S.M., Frei Miguel de Negreiros, a Presidente do Conselho Fiscal D. Lucília Torres, o Presidente do I.A.E.S.M., Dr. António Oliveira, A Secretária do I.A.E.S.M., Palmira Casanova, que serviu o protocolo.
    O nosso Saudoso Frei. Miguel falou da vida e obra de Santo António com tal vigor e confiança que nos levou a considerar o dia 13 de Junho “Dia do Instituto”.
    Como não tínhamos sede andávamos de lado pra lado. Sempre com alegria e boa disposição…
    Era o princípio das Universidades Séniores, mas o nosso Presidente o mais velho de todos os sócios, negava-se a ser “Sénior”. Era jovem… Vinha todas as semanas de Esposende para nos contagiar. Bem haja!...
    Reuníamo-nos na Sede dos Rotary, no Clube de Campismo e Caravanismo, na Cruz Vermelha e no Centro de Educação de Adultos, cedidas pelos respetivos presidentes.
Fomos organizando belíssimos Passeios, Palestras, Visitas de Estudo e Convívios que mantinham a nossa chama acesa.
    Só em 29 de outubro de 2001 tivemos um presente da Câmara através do Pelouro da Cultura, que nos dispensou uma sala no antigo Infantário na Avenida João Duarte, para as nossas atividades.
    Em 11 de novembro de 202 realizou-se a “Abertura Solene” do Ano 2002/2003 nas novas instalações com a palestra “A Liberdade do Séc. XX” pelo Dr. Agostinho Ruas Reis, estando presente o Senhor             Vereador da Cultura, Dr. Constantino Lopes, agora nosso Presidente.
Em 2004 toma posse como Presidente do IAESM, o sócio Dr. Manuel Ribeiro, que pediu a colaboração de todos.
    O ritmo foi o mesmo com passeios, palestras, convívios e uma homenagem muito especial à sócia Professora de Francês, Prof. Dr.ª Maria de Fátima Melo, pela conclusão da Tese de Doutoramento “L? Universo Poètique – D’António Feijó, ocorrida na Universidade de Paris – Sorbonne.
    Em 26 de Junho de 2011 forma-se o guapo de danças e Cantares sob a orientação da Dr.ª Maria Alice Correia, com a colaboração da sócia Matilde, com a cláusula imposta pela Sr.ª Dr.ª, de ser só feminino na dança; porém na parte musical era composto por elementos masculinos e femininos.
    Em 2018 toma posse a nova Direção sob a orientação do Presidente Sr. Joaquim Falcão. As atividades continuaram cada vez melhor.
    Foi entregue o Diploma de Mérito e um ramo de flores ao Presidente cessante Dr. Manuel Ribeiro e às quatro sócias fundadoras existentes: Maria Carmélia Ribeiro, Maria Deolinda Perestrelo, Maria Olívia Vilaça e Palmira Casanova.
    Há ainda que salientar uma peça intitulada “Uma Prenda Especial” muito aplaudida no Teatro Gil Vicente.
    Porém fomos surpreendidos pelo “Covid/19”, desde 13/03/2020 a 10/03//2022, período em que estivemos fechados. Mas nem essa grande epidemia nos fez desanimar; e, em outubro de 2022, formámos o grupo de Cordofones – Tuna.
    Sob a orientação de novo Presidente, o Senhor Adolfo Batista Miranda, houve a apresentação da Peça “ Casamento Por Encomenda”, representada no Teatro Gil Vicente, no salão da Junta de Freguesia de Arcozelo, em Vila Frescainha S. Pedro, a pedido da sua Comissão de Festas e nas várias Instituições de Solidariedade que o solicitaram. E foram muitas.
    O IAESM continua a sair para as Instituições que o solicitem com todos os seus grupos: Danças e Cantares, Cordofones – Tuna e Teatro. Mantém firme a sua vitalidade para seguir em frente com todo o entusiasmo e alegria.

VIVA O I.A.E.S.M.
Maria Carmélia

IAESM 25/06/26