terça-feira, 6 de fevereiro de 2024

 AULA DE SAÚDE - "AS QUEDAS"

Ontem, dia cinco de Fevereiro, a nossa Professora de Saúde, a Dra. Laura, desenvolveu a aula à volta das quedas que, nas nossas idades, acontecem com frequência e são causadoras de muito sofrimento; e, muitas vezes, são causa de morte. 
A maior parte das quedas das pessoas da nossa idade acontecem em casa, quantas vezes por descuido nosso. Precisamos de aprender a preveni-las, tendo em atenção diversos cuidados no ambiente da nossa casa:
Não subir a cadeiras ou bancos instáveis, se precisarmos de subir a um escadote ter em atenção à forma como o colocamos e à sua segurança, ter cuidado com a iluminação dos compartimentos, não ter cabos ou outros objetos que nos possam fazer tropeçar espalhados pelo chão, ter muita atenção aos pisos escorregadios, aos corrimãos, ter apoios nas casas de banho, atenção aos tapetes (os tapetes são também causadores de quedas muito perigosas, ou porque escorregam, ou porque nos fazem tropeçar). E os tapetes que temos ao lado das nossas camas são particularmente perigosos. Tenho presente o caso de uma prima quatro anos mais velha do que eu, que se sentou na beira da cama, o tapete escorregou, ficou sentada com toda a força no chão. Partiu as ancas. Foi para o hospital e veio de lá para o cemitério, depois de muito tempo e de muito sofrimento.
Há também algumas doenças e alguns medicamentos que nos devem levar a ter particulares cuidados: ou porque nos provocam tonturas ou nos turvam a visão, são muitas vezes causadores de quedas. O abuso do álcool, das drogas, calçado e roupas inadequadas…; tudo isto proporciona ocasiões para quedas perigosas aconteçam, causando grande sofrimento a quem as sofre.

A prevenção é o melhor caminho para

 uma vida saudável e feliz.



IAESM, 06/02/24
Imagem da Internet

Sem comentários: