sexta-feira, 22 de março de 2019

Hoje, dia 21 de março -  Dia da Poesia, primeiro dia de primavera - o IAESM, através do seu Grupo de Danças e Cantares foi levar a poesia na alegria das vozes e no rodopiar das danças do seu reportório, aos utentes do Lar da Misericórdia.
E neste primeiro dia de primavera - a primavera é tempo de renovação - também o reportório do Grupo de Danças e Cantares do IAESM teria de se apresentar renovado, não fora a sua coordenadora, a sócia Matilde Luiz, uma mulher de sonhos, que concretiza em alegria, movimento e cor.
Os ofícios e pregões, denominado de "NOSTALGIAS-pregões de rua", trouxeram nova vitalidade e dinâmica ao conjunto. Uma dinâmica trazida do passado, quando pelas ruas das aldeias, vilas e cidades andavam amoladores, vareiras, vendedores de azeite e petróleo, engraxadores, etc. que cantavam o seus pregões, anunciando os serviços que tinham para oferecer, ou os produtos que vendiam. 
Tempos difíceis, mas de grande vivacidade e alegria. E os utentes do Lar da Misericórdia remoçaram. Voltaram a esse tempos da sua mocidade e reviram a sardinheira de canastra à cabeça a anunciar a "...sardinha vivinha do mar de Matosinhos!" e todos os pregões que alegravam as ruas nesses tempos.
E o Grupo de Danças e Cantares, acoplado de "NOSTALGIAS-danças e pregões" cantou, dançou, apregoou e encantou os presentes.

Sem comentários: