terça-feira, 15 de abril de 2025
segunda-feira, 7 de abril de 2025
FESTA DE FIM DE PERÍODO
Os fotógrafos, desta vez falharam. Esta é a única foto para provar que o almoço aconteceu... |
Agora estamos de férias até ao dia 21 de abril.
31/04/2025
Não foram muitos os aniversariantes dos meses de fevereiro e março que apareceram para festejarem os seus aniversários, mas apreceram bastantes associados para os festejarem. Fez-se a festa com e para os que estavam. Houve amizade, companheirismo e partilha; houve fado de Coimbra, canção popular, leitura de poesia, poesia declamada e anedotas dialogadas; cantaram-se os parabéns ao rítmo da música de acordeão tocado pelo nosso acordeonista o senhor Joaquim Carvalho, houve partilha de bolo de aniversário e o habitual convívio em volta da mesa recheada de bons petiscos trazidos pelos associados para partilhar.
Foi mais uma bonita tarde de muita amizade e alegria.
IAESM
sábado, 5 de abril de 2025
VISITA DE ESTUDO - 21/03/2025
MUSEU DO LINHO
O senhor Serafim Ferreira, um guia competente, que fala do linho com alegria e saber |
. Depois é fiado é ensarilhado para fazer as meadas, que, em seguida, são metidas numa barrela de cinza com água a ferver e são postas a corar ao sol tendo o cuidado de regá las com frequência para que não sequem; as meadas depois de lavadas e secas são colocadas nas dobadoiras e transformadas em novelos, que a tecedeira dispõe de determinada forma no tear e a essa operação denomina-se urdir a teia para depois tecer e fazer o tecido que se quer.
quarta-feira, 2 de abril de 2025
AS MULHERES DO AFEGANISTÃO
O QUE JÁ FORAM E O QUE SÃO
Na última sessão de Conversas… “à deriva” foi abordado o tema as mulheres do Afeganistão e o declínio dos seus direitos à dignidade e à liberdade a que são submetidas desde o regresso dos talibãs ao poder. Elas, que frequentavam as universidades e exerciam profissões variadas e de responsabilidade na vida ativa e no desenvolvimente do seu país, foram obrigadas a regressar aos lares sem direito à cultura, à educação, sem identidade nem liberdade de se vestirem de acordo com o seu gosto e têm de se esconder-se atrás de uma burka para sairem à rua, não podem exercer uma profissão fora de casa que contribua para uma vida mais desafogada da família...