Conselho Local de Ação Social (CLAS)
“Atividade do Instituto Autodidata de Estudos Superiores do Minho (IAESM)”
Sob o título em epígrafe, o IAESM participou no Conselho Local de Ação Social (CLAS) dedicado à temática do Envelhecimento, a convite do Senhor Vereador da Ação Social e Saúde do Município de Barcelos, Doutor António Ribeiro.
A colaboração do nosso Instituto ficou a cargo de Adolfo Batista Miranda, Presidente da Direção do IAESM, que apresentou um Power Point sobre as diferentes atividades desenvolvidas no nosso Instituto, promotoras de um envelhecimento ativo e saudável e do grupo de Cordofones/Tuna, que fez o fecho da sessão com quatro bonitas canções do seu reportório
A sessão decorreu no dia 02 de junho de 2025, com início às 14h30 no Auditório Municipal dos Paços do Concelho de Barcelos.

Transcreve-se na integra o contributo do IAESM:
"Exmº. Senhor Dr. António Ribeiro, Presidente do Conselho Local de Ação Social.
Senhoras e Senhores membros do Conselho Local da Ação Social (CLAS),
Caros colegas:
É com muito gosto que aqui estou hoje para partilhar convosco a experiência do IAESM – Instituto Autodidata de Estudos Superiores do Minho, com sede em Barcelos. Uma instituição que tem vindo a afirmar-se como uma referência no envelhecimento ativo, inclusivo e participativo.
Fundado em 1995, e a celebrar 30 anos de existência a 29 de novembro deste ano, o Instituto nasceu da vontade de um grupo de cidadãos que acreditaram na importância da educação ao longo da vida e na valorização dos saberes e competências da população sénior.
Hoje contamos com 103 associados, que participam ativamente nas várias dimensões da nossa vida associativa.
A nossa missão concretiza-se em três grandes áreas:
1. Aprendizagem informal – com aulas regulares de Francês, Inglês, História, Informática, Pintura e Trabalhos Manuais, além de sessões mensais dedicadas à Saúde, Cidadania, Português, ao programa “Ative a sua Memória” e às nossas Conversas “À Deriva”, que estimulam o pensamento e o debate.
2. Atividades físicas – com sessões semanais de Ginástica e Hidroginástica, fundamentais para o bem-estar e a mobilidade.
3. Cultura e expressão artística – através dos grupos de Cordofones | Tuna, Danças e Cantares e Teatro, que desenvolvem o talento, reforçam os laços entre os participantes e representam o Instituto em diversas comunidades alegrando os utentes dos Lares, bem como os espectadores em salas de coletividades, do nosso concelho, não esquecendo o Teatro Gil Vicente de Barcelos.
A tudo isto somam-se as nossas Visitas de Estudo guiadas, realizadas ao longo do ano letivo, que nos levam a conhecer e viver de perto o património cultural e natural, ampliando o conhecimento e o Convívio.
A nossa abordagem é autodidata e colaborativa: não temos exames nem hierarquias, mas sim partilha, entusiasmo e uma enorme vontade de continuar a aprender e a contribuir.
Publicamos anualmente a revista “O Inovador”, espelho das nossas atividades e da voz ativa dos nossos associados.
Num tempo em que se fala tanto de envelhecimento, o nosso testemunho é claro: envelhecer com dignidade e qualidade é possível quando há oportunidade de participar, de aprender e de sentir-se útil.
O IAESM - Instituto Autodidata de Barcelos, é, acima de tudo, um espaço de vida, onde os anos contam – não como peso, mas como riqueza acumulada ao serviço da comunidade.
Muito obrigado pela vossa atenção." Adolfo Batista

O grupo de Cordofones/Tuna fechou a sessão.
Foi uma tarde bem passada, que nos deu a conhecer o que está a ser feito e o que é necessário fazer para prevenir um envelhecimento saudável até o mais tarde possível, dado o alargamento de esperança de vida.
IAESM, 05/06/25
Sem comentários:
Enviar um comentário