quarta-feira, 26 de março de 2025

VISITA DE ESTUDO À SÉ DE BRAGA
21.02.2025


As viagens de estudo são sempre aguardadas com alguma expetativa, por parte dos associados e da direção do IAESM: para os associados é um dia diferente, de convívio fora de portas, de obter mais algum conhecimento e um motivo para sair de “casa”; para a direção é mais uma dificuldade em controlar os lugares do autocarro, pois a afluência é sempre muita, os lugares são limitados e a desistência de alguns, à última da hora, acontece sempre, por motivos imprevistos, e em que a “idade” é muitas vezes culpada…


O dia 21 de fevereiro amanheceu com muita chuva e tempo impróprio para viajar! Será que “o povo” vai desistir em massa? Talvez o céu tenha um pouco de compaixão e desanuvie pelo menos na hora da partida. Mas, na hora da partida, pelas 13h30m, apesar do cinzento molhado continuar, já estava o autocarro praticamente completo e partimos com destino a Braga para fazermos a visita aos percursos 1 e 2 da visita à Sé Primacial de Braga.
A chuva e o vento não permitiram que o grupo se mantivesse muito unido, mas lá nos juntamos na zona de espera da Sé, vindos uns do Oeste, outros de Sul e outros de Norte!

                                       

Começou a visita pelo “Coro Alto”. Subindo a escadaria que conduziu ao coro e 
ultrapassada a porta de acesso, abriu-se para todos uma vista inesperada, uma contemplação maravilhosa, resultante do trabalho de artistas dedicados e sensíveis. Os cadeirais, os órgãos, as pinturas maravilhosas naquelas abóbodas, fizeram a delícia de nossos olhos.E lá estavam as inscrições, na caixa do órgão, colocadas pelos seus construtores: quis audivit unquam tale? Quis vidit huic simile? (quem ouviu alguma coisa de igual? Quem viu maravilha como esta?)

Pelos claustros, prosseguindo a nossa visita, seguimos para a visita das capelas. Fomos absorvendo toda a história que nos ia sendo ministrada pela guia que nos acompanhava e, como de costume, ia respondendo à curiosidade de muitos dos associados. Ficamos de reter a data de 5 de dezembro, que é o dia de S. Geraldo, e em que o altar da sua capela, bem como todo o espaço, se enche de frutas frescas, trazidas pelo povo de Braga: comemora o milagre que a tradição popular recorda, acontecido numa das visitas paroquiais do Arcebispo
 Geraldo.

Terminada a visita, com a chuva sempre apontando, era a hora do habitual lanche. Mas, face ao tempo, a dispersão era evidente, e resolveu-se tomar o caminho de casa, com uma paradinha em sítio mais conveniente para as últimas conversas em família.

Mais um dia bem aproveitado para os nossos associados e gratificante para o IAESM.

IAESM
26/03/2025
* Imagens da Internet sem direitos de autor








Sem comentários: