segunda-feira, 15 de abril de 2024


VISITA DE ESTUDO - IGREJA DE SANTA CLARA - PORTO

O dia 15 de abril acordou a sorrir e espalhou sorrisos no rosto das pessoas, particularmente nos dos 53 associados do IAESM (Instituto Autodidacta de Estudos Superiores do Minho), com visita de estudo marcada para as 15:30h, na Igreja de Santa Clara no Porto, com saída para as 13:30h de junto do Templo do Senhor Cruz. E passear num dia primavera alegre, soalheiro, é bem mais agradável do que fazê-lo num dia choroso e triste.
Mas se a visita era às 15:30h, por que sair à 13:30h?  
Porque é preciso prevenir as dificuldades que a circulação na cidade do Porto, numa sexta-feira, acarreta, dada a avalanche de turistas que a invade atualmente, particularmente ao fim de semana.
A viagem decorreu com normalidade e, chegados ao Porto, o autocarro deixou o grupo junto do teatro S. João. Daí para para a frente foi-se a pé. 
Ao chegar junto à igreja, o grupo deparou-se com uma porta estreita, estilo barroco, ladeada de colunas Coríntias, que não denunciava o tesouro que continha no interior; e um certo desânimo surgiu: "o quê? é isto o grande monumento?" Depois… foi o deslumbre! Aquela pequenina porta escondia um magnífico tesouro. Estavam no interior de um tesouro espetacular de talha dourada e imagens de santos. Não há paredes nuas. O próprio coro alto está repleto de quadros representando imagens sagradas.

A Igreja de Santa Clara fazia parte do convento com o mesmo nome, mandado construir a pedido das Missionárias Franciscana ou Irmãs Clarissas, que viviam num convento do século XIII, na região de Marco de Canaveses, no entroncamento do rio Tâmega com o Douro. Terminadas as obras de construção, em 1475, foram transferidas para o novo edifício, que foi recebendo irmãs de outros conventos mais pequenos que iam ficando desocupados. Com a extinção das ordens religiosas em Portugal e com a morte da última irmã nos finais do século XIX, o conjunto ficou pertença do Estado que, posteriormente, fez algumas obras de adaptação e instalou no mosteiro algumas instituições, nomeadamente o Centro de Saúde. A igreja entrou em restauro em 2016 e terminou em 2021, e está aberta ao culto e a visitas guiadas ao público.
A porta de entrada fica aqui, do lado direito, entre as colunas coríntias 

IAESM, 15/04/24

Sem comentários: