quinta-feira, 14 de dezembro de 2023

 

“Não faça do medo e da ignorância os aliados do seu cancro”

Assim terminou a aula de Saúde que teve como mote:


NOVEMBRO AZUL

Foi com esta frase da Liga Portuguesa contra o Cancro que a nossa Professora de Saúde, a Dr.ª Laura, médica, terminou a última aula de saúde deste período. 
Dedicou-a, particularmente, ao cancro da próstata, um dos mais frequentes entre os homens e o segundo que mais mortes causa.
É um cancro com uma carga genética importante e também comportamental e alimentar. 
O homem que tenha tido um pai, um tio, um irmão, um avô… com cancro da próstata, deve estar bem atento ao comportamento da sua próstata e ter o particular cuidado de fazer o rastreio do cancro da próstata relativamente cedo: a partir dos 45 50 anos. Deve  estar atento a qualquer sintoma, mais ou menos desagradável a nível do seu aparelho urinário. Até porque o cancro da próstata avança silenciosamente. E, sendo a próstata uma pequena glândula que fica abaixo de bexiga a envolver a uretra, quando começa a crescer provoca principalmente sintomas a nível de micção: necessidade de urinar muitas vezes, dificuldade em começar a urinar, fluxo fraco, ardência, etc.
Quando isto acontecer o homem deve procurar o médico para fazer o despiste destes sintomas, que nem sempre refletem cancro. Podem  ser devidos a uma infeção, uma hiperplasia benigna, facilmente tratável, ou também podem ser causados por um cancro instalado na próstata. Por isso convém fazer o despiste imediato.
O cancro da próstata já não é uma sentença de morte, mas depende sempre do estádio em que se encontre quando é detetado. Quanto mais cedo seja detetado, mais facilmente será debelado. E, felizmente, por meios muito menos invasivos. Já há medicamentos para vencê-lo.
O tipo de alimentação, o álcool, o tabaco, o sedentarismo e a obesidade têm particular enfase no cancro da próstata, da mama e de outros.

 O Código Europeu Contra o Cancro, 

fala-nos de alguns cuidados  para prevenir o cancro:

 1º Não fume (qualquer forma de tabaco)

- 2º Faça da sua casa, uma casa sem fumo. Apoie regras antitabágicas no seu local de trabalho)

- 3º Tome medidas para ter um peso saudável

- 4º Mantenha-se fisicamente ativo.

- 5º Tenha uma dieta saudável, com bastantes cereais integrais, leguminosas, vegetais e frutas. Reduza os alimentos açucarados, carnes processadas (salsichas, fiambres, mortadelas…), carnes vermelhas e alimentos com elevado teor de sal

 - 6º Evite a exposição excessiva ao sol (especialmente as crianças), use protetor solar, não use solários

 - 7º Proteja-se de substâncias cancerígenas, segundo a segurança de Saúde no Trabalho

- 9º Verifique se está a níveis elevados o rádon natural em sua casa

- 10º Nas mulheres a amamentação reduz o risco de carcinoma da mama; limite o uso de THS (terapêutica hormonal de substituição)

- 11º Assegure as vacinas da Hepatite B em recém-nascidos e do Vírus Papiloma Humano (HPV)


- 12º Participe nos programas organizados de rastreios:
*Cancro colorretal (homens e mulheres).
*Cancro da mama (mulheres).
*Cancro do colo do útero (mulheres).

“Não faça do medo e da ignorância os aliados do seu cancro”
IAESM, 14/12/23

Sem comentários: