terça-feira, 15 de outubro de 2024

 VISITA DE ESTUDO

O MUSEU DO BOMBEIRO MANUEL VALDÉS SOBRAL

Sexta-feira, onze de outubro, foi o dia escolhido pelo IAESM  para realizar a primeira visita de estudo deste ano letivo. O local foi  "O MUSEU DO BOMBEIRO" em Valença, um espaço museológico na Fortaleza, junto à Porta do Sol, instalado na antiga Hospedaria Militar e antigo quartel dos bombeiros desde 1927 a 1988; foi inaugurado em 1994. 

O seu grande impulsionador foi Manuel Valdés, voluntário dessa associação humanitária de 1944 a 1981, com cargos ligados à direção.

         

Ocupa três pisos e do seu acervo constam mais de 4000 peças, inerentes à ação desses "Grandes Heróis do Quotidiano", os "Soldados da Paz", sempre disponíveis PARA DAREM O SEU TEMPO E A PRÓPRIA VIDA na proteção do património e da vida do seu semelhante; esses homens e mulheres que tão massacrados foram, mais uma vez este ano, pelos incêndios que assolaram o nosso país no verão passado, e que tão dígnos são da nossa e gratidão e do nosso respeito. 

                                    

Todo o acervo deste museu (mais de 4000 peças, como disse), foi cedido por diversas entidades e corporações nacionais e estrangeiras e, também, por doadores individuais. Utensílios e equipamentos de toda a espécie que salvaram muitas vidas e muito património, tais como bombas-braçais de 1787 a 1854, extintores-bombas, macas, machados, agulhetas, escadas de gancho, lanternas, archotes, extintores, meios de comunicação por telégrafo da época, equipamentos para primeiros socorros, uniformes, capacetes e muito mais, pode aqui se visualizada e admirados. O segundo piso surpreende-nos com uma interessantíssima coleção de capacetes de todo o mundo. Tem também uma coleção de mais de seiscentas miniaturas de carros dos bombeiros.
Alguns associados benificiaram também da visita ao Núcleo Museológico de Valença (um bonus incluído no bilhete de acesso ao museu do Bombeiro), localizado nos antigos Paços de Concelho, que aborda diferentes aspectos relacionados com a memória histórica e a identidade de Valença desde a presença milenar de comunidades humanas, passando pela formação e desenvolvimento da Fortaleza durante o período medieval.

Apesar do tempo chuvoso, que não permitiu um passeio descontraido pela velha e histórica vila fronteiriça, foi uma visita de estudo muito agradável orientada por uma guia simpática, disponível e atenciosa.
O regresso foi feito debaixo de chuva torrencial, mas o coração veio mais feliz, quer pelo convívio, quer pelo pedacinho cultura assimilada e guardado na pasta do conhecimento.

IAESM, 15/10/24

segunda-feira, 14 de outubro de 2024


NA ROTA DA SOLIDARIEDADE   


Os Cordofones/Tuna nos Cuidados Continuados da Santa Casa da Misericórdia de Barcelos

“Comemoração de"O Dia Mundial da Música" 

A exemplo dos anos anteriores, o IAESM já deu início à rota pelo caminho da solidariedade e bem-fazer, através do seu Grupo Cordofones/Tuna.
Na terça-feira, dia 01 de outubro, foi celebrar "O Dia Mundial da Música" com os utentes dos Cuidados Continuados da Santa Casa da Misericórdia de Barcelos, a pedido da instituição. Foi levar um pouco de luz e alegria aos dias nebulosos que a doença lhes traz e ajudá-los a suportar um pouco melhor a dor que os atormenta.
E correu bem.
Foi bom para os que receberam e foi bom para os que se deram, que trouxeram a alma mais cheia juntamente com o Santo António artesanal (realizado pelos utentes), que fica a marcar para o futuro esta ação solidária.



“Comemoração das XXIII Jornadas Seniores, à Casa do Povo de Alvito”

Hoje, quinta-feira, dia 03 de outubro, o mesmo grupo (Cordofones/Tuna) foi animar a “Comemoração das XXIII Jornadas Seniores, à Casa do Povo de Alvito”, ao abrigo do "Acordo de colaboração 2024", celebrado com pelouro da cultura da Câmara Municipal de Barcelos."

           
   
A representante da Câmara Municipal de Barcelos

O Presidente da Casa de Povo de Alvito agradece e elogia o nosso Grupo de Cordofones/Tuna


IAESM, 03/10/24


quarta-feira, 2 de outubro de 2024

FESTA DOS ANIVERSARIANTES 

JUNHO, JULHO, AGOSTO E SETEMBRO

(Por lapso não foram referenciados os de junho, mas todos estão no nosso coração) 

Alegria! Alegria! Alegria! é o que define o ambiente que se vive nas festas de aniversário do IAESM  (e em todas as outras). 
São já muitas décadas de vida que cada corpo traz consigo, mas os espíritos não contam os anos e gritam bem alto a sua alegria de viver. 
Anedotas, adivinhas, canções populares ao som da música de acordeão e ao rítmo do tambor; a viola, dedilhada pelo associado Jorge Guedes faz-se ouvir e acompanha algumas canções (umas mais ternas, outras mais brejeiras) com que a sua voz nos brinda; surge o dito galhofeiro, a anedota, cantam-se os parabéns, parte-se o bolo, partilham-se petiscos variados que foram aparecendo sobre a mesa e convive-se saudável e alegremente à sua volta...
São momentos muito bons  de alegria e boa disposição que nos unem e criam entre nós amizade pura e desinteressada. 

VIVA O IAESM!

IAESM, 30 de Setembro de 2024